MEL CRU ARTESANAL

Produzido de forma artesanal, em quantidade limitada, a partir de poucas colmeias, preservando o Terroir único da região, onde nascentes e mata nativa são cuidadosamente protegidas. Passa por uma filtragem suave, que mantém sua textura natural, aroma intenso e sabor autêntico.

colheita
AGOSTO de 2025

Das abelhas Apis mellifera, este mel é resultado da polinização de lavouras orgânicas de melancia, tendo essa florada como predominante, o que lhe confere um frescor frutado e uma identidade única.

FLORADA DE MELANCIA

Em menor proporção, também integram sua composição as flores de Erva-de-Macaé (Leonurus sibiricus), Limão-siciliano (Citrus limon), Cipó-uva (Cissus rhombifolia) e Assa-peixe (Vernonia polysphaera), características típicas do Vale das Nascentes, em Paraíba do Sul, Rio de Janeiro.

a close up of a slice of cake on a plate

A conjunção dessas floradas traduz o caráter vivo do local: um mosaico de aromas e sabores que só poderia nascer em um ambiente equilibrado.

Este território, marcado por águas cristalinas, biodiversidade nativa e práticas de manejo sustentável, imprime ao mel uma autenticidade rara, resultado da interação entre abelhas, flora e paisagem.

Em boca, revela dulçor equilibrado, leve acidez e notas de frutas silvestres, que evoluem para uma sutil picância agradável, efeito da geometria cristalina microscópica, que amplia sua complexidade e o torna um mel apícola de rara sofisticação.

De cor âmbar e textura fluida, apresenta aroma e sabor frutado intenso, com frescor vibrante.

harmonização sugerida

acidez leve e frescor frutado fazem deste mel um excelente par

Queijos de massa mole e sabores delicados, como queijo de cabra fresco, burrata e ricota cremosa. Para experiências contrastantes, combina com a suavidade amanteigada de um brie jovem ou equilibra a salinidade de um feta artesanal.

Este rótulo brilha em preparações leves e frescas. É ideal para saladas verdes com frutas cítricas, realçando notas de frescor e se integra com elegância em molhos agridoces e vinagretes suaves.

Também surpreende em molhos trufados, onde sua leve picância e caráter frutado equilibram a intensidade terrosa da trufa, resultando em uma combinação sofisticada e marcante.

Análise realizada pelo Instituto Brasileiro de Sommeliers de Mel (IBSMEL)

Esta apresentação mostra os resultados da análise sensorial profissional dos méis fornecidos pelo cliente Vale das Nascentes, realizada pelo Instituto Brasileiro de Sommeliers de Mel (IBSMEL).

O laudo segue parâmetros técnicos reconhecidos internacionalmente na avaliação de produtos alimentícios de origem apícola, com foco na caracterização visual, olfativa, gustativa e tátil, além da sugestão de harmonizações gastronômicas.

A metodologia empregada fundamenta-se em boas práticas de análise sensorial, visando descrever as características organolépticas de cada mel, evidenciar suas singularidades e auxiliar no posicionamento mercadológico, gastronômico e cultural do produto.

Este relatório oferece um material de referência confiável e tecnicamente embasado, que valoriza a identidade e a qualidade dos méis produzidos pelo Vale das Nascentes.

a close up of a bunch of honeycombs

análise microscópica

PÓLEN DOMINANTE
(45% a 100%)

58%

Curcubitaceae – Melancia, Citrullus lanatus

PÓLEN ACESSÓRIO
(15 a 45%)

PÓLEN ISOLADO IMPORTANTE
(3 a 15%)

PÓLEN ISOLADO OCASIONAL
(<3%)

22%

Sapindaceae – Assa Peixe, Vernonia polysphaera

9%

Rutaceae – Limão Siciliano, Citrus rhombifolia

7%

Sapindaceae – Cipó Uva, Serjania pernambucensis

2%

Lamiaceae – Erva de Macaé, Leonurus sibiricus

Fabaceae (podendo ser de várias espécies como Ingá, Mata pasto, canela de ema, carrapicho, entre outras

Verbenaceae – Cambará, Lantana câmara

1,2%

0,8%

florada apícola de origem